Um brinde à autoestima

Um brinde à autoestima

Foto da capa: Recado na escola de engenharia da UFMG, por Lise Pires

A autoestima é um assunto que, assim como o consumo consciente, tem me aguçado a curiosidade e despertado meu interesse. Isso porque afeta diretamente a minha, a nossa e a vida do público feminino em geral. É raro você conhecer uma mulher totalmente satisfeita com a sua imagem, seu corpo. Ela quase sempre vai achar um defeito físico ou, pior, se sentirá incapaz para desempenhar inúmeras funções ou assumir responsabilidades.

Bom, é importante ressaltar que essa insegurança não surgiu do nada. Não é coisa da nossa cabeça. Não é paranoia, nem mania de perseguição. Não é mimimi. Ela nasceu da pressão que a sociedade impõe para estarmos sempre impecáveis (lê-se lindas, magras, bem-humoradas, bem vestidas, etc.) ao mesmo tempo em que damos conta de mil coisas ao mesmo tempo.

Resultado disso é a quantidade esmagadora de mulheres que sofrem e até entram em depressão por não se encaixarem nesse universo.

imagem_interna_autoestima

Isso me inspirou a vir aqui dar 7 conselhos pra você, que ainda não faz parte do grupo e precisa de um empurrãozinho para se amar.

1. Coloque-se em primeiro lugar. É importante detectar quais são suas reais necessidades e colocá-las como prioridade na sua vida;

2. Faça algo que te faz bem: pequenos atos de autocuidado, a leitura de um livro ou assistir a um filme que você ama podem fazer muita diferença no seu dia;

3. Experimente um novo hobby ou experiencie algo que nunca fez antes. Isso vai fazer com que você se sinta poderosa e ousada;

4. Cerque-se de coisas (e pessoas) que te fazem bem;

5. Inspire-se com assuntos positivos e incentivos;

6. Reconheça as suas conquistas. Todos os dias, faça uma listinha de todas as pequenas coisas que você fez e lembre-se: cada item conta.

7. Tire um tempo para ficar sozinha e perceba o quanto é bom estar na sua própria companhia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *